Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COM PAZ E EDUCAÇÃO SE FAZ UMA NAÇÃO

COM PAZ E EDUCAÇÃO SE FAZ UMA NAÇÃO
Com a violência descabida em nossa cidade, surgem vários questionamentos. Na tentativa de achar culpados, esquecemos de olhar para a nossa educação. Nenhuma ação é tão fundamental para uma sociedade plena em seu desenvolvimento, na construção de cidadãos  livres. Sem ela,  como base norteadora de políticas publicas, estaremos sempre sendo levados à repetir o descontrole.
Quando discutimos sobre violência, devemos incluir nessa pauta, a formação cidadã, que se constitui na pratica de tornar as pessoas capazes de ter plena consciência sobre seus atos e suas responsabilidades.
O Estado deve ter o papel ativo para agir a fim de corrigir injustiças estratégicas e fortalecer a educação pública em todos os níveis, mas principalmente a educação básica. Esta, tão deixada em segundo plano, sem investimento serio de compromisso social, não conseguira corrigir tantos danos que nossa sociedade vem sofrendo posta como esta hoje. A violência sem controle, à volta a insegurança, o caos instaurado em qualquer hora ou qualquer momento de nossa cidade não pode passar despercebido.
Investir em segurança é necessário, mas se seguirmos remediando sem atingir o verdadeiro dano continuaremos agindo em um circulo vicioso e não perceberemos que o grande culpado, o maior vilão de toda essa violência é a falta de uma seria política publica educacional.
A falta de recursos na educação básica em detrimento de maiores investimentos no ensino superior não pode ter continuidade. É preciso inverter essa lógica. É necessário tornar a educação eixo fundamental, o propulsor do desenvolvimento social e econômico, o catalisador da justiça social, da capacidade de produção intelectual do trabalhador a fim de torná-lo capaz de produzir riqueza para si e para o meio onde vive. Assim se constrói uma nação, um país, um estado. Uma cidade que quer paz precisa educar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário