Na última 6ª feira, dia 28/10/2011 teve inicio O ENCONTRO DE FORMAÇÃO ESCOLA E DESAFIOS EDUCACIONAIS, o qual foi um sucesso. Trabalhamos temas muito interessantes que só serviram para nos abastecer de novos subsídios para nosso trabalho do dia-dia frente aos desafios que encontramos no trato com nossos educandos.
Tema do turno da manhã:
INTERFACES DA EXCLUSÃO SOCIAL: FATORES INTERVENIENTES AO FRACASSO ESCOLAR:
Causas do fracasso escolar:
Fracasso escolar como problemas psíquicos: a culpabilização das crianças e seus pais.
O fracasso escolar como problema técnico: a culpabilização dos professores.
O fracasso escolar como questão institucional: a lógica excludente da educação escolar.
O fracasso escolar como questão política: cultura escolar, cultura popular e relação de poder.
Exclusão social: exclusão de gênero, exclusão etária, exclusão por deficiência, exclusão por descriminação, cor da pele, etnia, religião, opção sexual...
O professor precisa romper paradigmas.
Como fazer a diferença em uma escola conservadora.
Como pensar igualdade versos diversidade? A questão da transformação semântica nesses últimos 23 anos?
Estamos preparados para a diferença?
TEMA DA TARDE:
POLÍTICAS PUBLICAS DE EQUIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: REDESENHANDO A RELAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA:
· A modernidade costuma ser entendida como idéias, que esta relacionada ao projeto de mundo moderno;
· Tudo corre por conta do individuo: Tudo em formação do mercado
· Maiores indivíduos = adulto jovem
· Maior infra-estruturar para endividamento = mídia.
· Comprar se torna um vicio
· Consumir a imagem = se satisfazer apenas com os olhos.
Valores invertidos = eu não tenho tempo
· Família = base de tudo, base para interação.
· A escola tem que saber trabalhar, estar preparada para outras compreensões de família.
· Educação = foi pensada por uma elite para uma elite.
· 1990 =educação para todos, transformação social
· 206 = Todos pela educação rumo a 2022.
1. Liberdade Política = Expressão, participação...
2. Facilidade econômica = oportunizar os indivíduos as condições básicas
3. Oportunidade Social = ter acesso a saúde, a educação, ao lazer...
4. Garantia de Transparência = sinceridade
5. Segurança Protetora = Redes Sociais.
ENSINOS PARA CORRIGIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS:
· EJA;
· PROEJA;
· EAD;
· Políticas de cotas
· Mais Educação
· Brasil Alfabetizado.
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