PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA
Dia 30/06/2011 as 13hs e 30min. no auditório da promotoria de justiça de Santa Maria aconteceu o encontro de monitores do processo de planejamento da promotoria de justiça de educação, encontro este presidido pelo promotor da promotoria especializada da infância e juventude Drº Antonio augusto Ramos de Moraes, onde participaram representante de vários município da região com o intuito de levantar dados referentes a educação da região, para em conjunto atuarmos na melhoria da educação de nossa região.
Colocamos neste espaço alguns tópicos levantados que mereceram uma atenção especial do promotor Drº Antonio Augusto, que estará a frente desta promotoria de educação, para que se possa “cobrar” das autoridades responsáveis o cumprimento das metas que são necessárias para que a educação tenha realmente a valorização que merece e precisa, sempre pensando no melhor e no bem das nossas crianças e adolescente, como também nas condições necessárias para que nossos educadores possam fazer o melhor pela educação, pela criança, pelo adolescente.
GRUPO DO QUAL FAÇO PARTE DOS ESTUDOS
VIOLÊNCIA / INDISCIPLINA / FLUXO / EVASÃO.
PROBLEMA | OBJETIVO | AÇÕES |
VIOLÊNCIA: Violência no contexto escolar | Buscar ações para minimizar a violência no contexto escolar | *Formação do profissional da educação com praticas mais dinâmicas *Estreitamento das relações do Judiciário, Promotoria, Escolas e Comunidade. *Reorganização curricular * Criação de programas de apoio às Escolas * Integração do núcleo familiar com a formação do plano pedagógico da escola * Efetivar canais de participação da família em todas as ações da escola. |
DISTANCIAMENTO DA FAMÍLIA PARA COM A ESCOLA SITUAÇÃO DE INDISCIPLINA E FALTA DE CUIDADO COM O PATRIMÔNIO PUBLICO. FLUXO ESCOLAR EVASÃO ESCOLAR PROFISSIONAIS (PROFESSORES) PARA TRABALHAR COM TIPOS DE PROBLEMAS ESPECIFICOS. | Estabelecer parcerias Secretarias de Educação X Conselhos Tutelares e Promotoria para encaminhamentos pontuais referentes de situação de risco. Realizar monitoramento e assessoramento a situações de indisciplinas nas escolas Normatizar formas de atuações. Assistir as Escolas com profissionais específicos e capacitados para desempenhar papeis Dar assistência necessária para as Escolas enfrentarem os problemas destas ordens. | Realizar transferências dirigidas de alunos que apresentam indisciplinas (casos graves) esgotadas as alternativas Criar parecer normativo, em parcerias com CME e Promotoria, com orientações relacionadas às normas disciplinares aplicadas nas escolas. Implementar nas Secretarias de Educação equipe/setor de controle de evasão, fluxo e disciplina escolar Capacitar gestores e professores quanto a praticas restaurativas. Reorganizar os horários de reuniões e atendimento às famílias. Realizar intervenções pontuais junto às famílias que apresentam problemas de tempo e de estrutura socioeconômica. Realizar encaminhamento de alunos que apresentam problemas e/ou distúrbios para quem de direito. Lotar nas Escolas, educadores, de acordo com as necessidades: Educadores Especiais, Supervisores, Orientadores Educacionais e vice diretores de turno. |
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